Monte Car Tyres »
Porquê a Recauchutagem?

Quer se trate de um motorista que procura equilibrar o orçamento familiar ou de um empresário possuidor de uma frota de camiões, que compra milhares de pneus por ano, os custos têm que ser controlados face a uma economia cada vez mais rigorosa.

 

O custo da produção de um pneu recauchutado é substancialmente inferior ao custo de um pneu novo – normalmente entre 30% a 50 % do pneu novo. Utilizando pneus recauchutados, a indústria dos transportes de um país pode economizar largos milhões de dólares por ano. A recauchutagem é uma forma efectiva de redução de custos com os pneus e é também um processo de reciclagem, extremamente benéfico em termos ambientais.
No fabrico de um pneu novo, a maior parte do custo deve-se à parte estrutural do pneu. O piso – parte do pneu que contacta com a estrada – representa apenas uma percentagem do custo do pneu novo. Quando um pneu tem o piso gasto e parece um resíduo inútil, grande parte do seu valor está ainda por aproveitar.

 

Valor

É um facto demonstrado que os pneus recauchutados são tão seguros e duráveis como os pneus novos, o que se consegue pela aplicação de procedimentos normalizados em cada etapa do processo de recauchutagem. De igual modo, demonstra-se também que a resistência estrutural de um pneu recauchutado é comparável à de um pneu novo.
Os pneus recauchutados são utilizados nas mais diversas aplicações, desde autocarros a camiões, têm consistentemente demonstrado a mesma integridade que os pneus novos.

 

Segurança

Todos os pneus são potencialmente recauchutáveis, mas no processo de fabrico só os melhores pneus usados são escolhidos. Este processo constitui-se basicamente por 7 passos, executadas por operadores treinados, quer nas técnicas de inspecção, que determinam a aceitação ou rejeição do pneu, quer nas técnicas de preparação, construção e tratamento, que determinam a boa qualidade e elevado desempenho de um pneu recauchutado.

+-