Monte Car Tyres »
Utilização do Pneu

1. Pressão correcta

A utilização da pressão de ar correcta é o factor mais importante para o desempenho do pneu, que é um dos componentes mais importantes do veículo pois estes são o único ponto de contacto do veículo ao solo.

 

1.1 Pressão de ar insuficiente

Pode causar danos na estrutura dos cabos do pneu. A flexão anormal e continuada do pneu causa uma ruptura prematura da carcaça do pneu.

 

1.1.2 Pressão de ar excessiva

Poderá causar um desgaste prematuro na parte central do piso, assim como uma diminuição significativa da superfície de contacto, aumentando assim o tempo de travagem da viatura.

 

2. Intervalo de verificação

A pressão de ar deve de ser verificada regularmente (de duas em duas semanas). Os pneus devem de ser verificados antes do veículo entrar em circulação, isto é, a temperatura ambiente. Sem aquecimento da banda de rodagem por fricção. Deve ser feita a verificação com o motor desligado, para uma maior precisão do manómetro de baixa pressão, que deve de ser calibrado pelo menos uma vez por ano. Com o aumento da temperatura do pneu haverá um aumento da pressão do mesmo.

 

3. Carga admissível por eixo

O pneu não deve de ser submetido a uma carga para o qual este não tenha sido dimensionado. Sempre que o pneu é levado ao esforço de carga máxima admissível por eixo, deve de ser ajustada a pressão do mesmo, de forma a evitar um desgaste prematuro devido a aquecimento provocado por um aumento da área de contacto com o solo.

 

4. Durabilidade

A duração de um pneu depende do tipo de utilização, das prestações do veículo, da condução, das estradas onde circula e da carga que suportam. Por isso mesmo deve vigiar o desgaste.
Os sulcos não devem de ter uma altura inferior a 1.6 mm, pois o escoamento da água torna-se ineficiente podendo o veículo entrar em aquaplanagem.
Ao trocar de pneus deve-se perceber que o tempo de vida útil destes não será o mesmo dos anteriores, mesmo que sejam exactamente iguais aos que estavam montados de série. Todos os elementos da suspensão também sofrem desgastes mais ou menos significativos o que irá diminuir o tempo de vida do pneu e consequentemente uma diminuição do desempenho do mesmo. Ter em um particular cuidado para nunca desgastar o pneu para além da camada de borracha de segurança 1.6mm, pois pode inviabilizar a recauchutagem do mesmo.

 

5. Cruzamento

Devem ser tomados cuidados periodicamente, para que o pneu tenha um desgaste homogéneo. Tais como o alinhamento do veículo e o cruzamento dos pneus até o pneu atingir a sua “meia-vida”. Atingida a “meia-vida” os pneus com maior desgaste, devem de passar para o eixo traseiro e os pneus novos devem ser sempre colocados no eixo dianteiro.

 

6. Cuidados particulares

Sempre que o condutor sentir vibração com o aumento da velocidade, deve de recorrer aos serviços das entidades competentes, como tal a Monte Car Tyres. Para verificação de eventuais danos na estrutura do pneu, provocados por pancadas em covas ou passeios. Verificação da calibragem das rodas e alinhamento de direcção assim como eventuais folgas e falhas na suspensão do veículo.

+-